DOCTORALIA
5 boas práticas para garantir o retorno de seus pacientes
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1. Esteja online

Na internet, não somente novos pacientes estão procurando por você, mas também os que já fazem parte da sua carteira. Tenha certeza de que você está bem representado online. O que isso quer dizer? Qualquer paciente que digite seu nome no buscador do Google, deveria ter acesso a todas as informações necessárias para marcar uma consulta. Não espere que o paciente lembre do seu endereço ou telefone, isso raramente acontece. Ofereça a possibilidade ao seu paciente de marcar uma consulta sem muito dificuldade, de preferência online.

2. Garanta uma boa comunicação

Boa comunicação não é para ser usada somente no consultório. Praticamente 84% dos pacientes aguardam um simples, direto e eficaz contato com o médico após a sua visita. Seja disponível - responda perguntas e  todas as avaliações online. Inicie um contato você mesmo, seja proativo! Informe sobre mudanças e novos tratamentos, chame para consultas de rotina e exames periódicos. Você pode utilizar a ferramenta “Campanhas” na sua Docplanner para enviar avisos aos seus pacientes através de emails ou sms, a ferramenta envia conteúdo para vários pacientes de uma só vez, poupando tempo e dinheiro.

3. Escute seus pacientes

De acordo com pesquisas, em torno de 67% dos pacientes preenchem pelo menos metade das enquetes que lhe são direcionadas. Informações obtidas diretamente da fonte (pacientes) são preciosas. Tente entender o real problema e expectativas. É válido pedir avaliação das consultas aos seus pacientes regularmente. Escute o que eles têm a dizer e tire suas conclusões.

4. Ofereça conforto

Idas ao médico regularmente são associadas a stress. Ofereça um tempo confortável na sala de espera, diminuindo a ansiedade da consulta. Garanta que as cadeiras são confortáveis - algo que pode influenciar diretamente na opinião sobre as facilidades do seu consultório. Preste atenção nos mínimos detalhes, banheiros limpos, revistas e jornais, água e wi-fi grátis.

5. Respeite o tempo do paciente

Tempo é muito valioso hoje em dia - atrasar muito soa como desrespeito ao seu paciente, ninguém gosta de ficar esperando. Problemas com filas são facilmente resolvidos com gestão das consultas (evite duplicidade de consulta usando diferentes durações de tempo para diferentes tipos de visitas) e enviando lembretes. Um simples sms consegue reduzir mais de dois terços na porcentagem de faltas. Os pacientes ficarão felizes por não ter que ficar muito tempo na sala de espera.

Fora isso, evite sobrepor consultas. Isto é algo que pode acabar com a satisfação do seu paciente e com a retenção do mesmo,  é menor desde o início, a confiança do paciente precisa ser construída. Consultas sobrepostas podem causar longas filas na sala de espera e várias inconveniências à você.

 

Como evitar? Mantenha a Docplanner sempre atualizada, seus potenciais clientes conseguem ver sua agenda real e marcar consultas nos horários que estão realmente disponíveis.

 

 

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