PRODUTIVIDADE
Menos esforço, mais pacientes: aproveitando os benefícios do mundo online
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"Pesquise no Google" é a frase mais usada do ano. Não importa se você está procurando uma receita de bolo ou um advogado, o mecanismo de pesquisa mundialmente famoso é um passo necessário a ser seguido se você deseja atender a uma necessidade em 2020.

Muitos conceitos errôneos e medos sobre a coleta e o gerenciamento de dados pessoais foram perdidos no processo. O Google se tornou uma das fontes mais procuradas para a solução de problemas.

Poderíamos gastar muito tempo analisando as desvantagens éticas: mas, gostemos ou não, a verdade é que hoje a Internet é o ponto de encontro mais movimentado para oferta e demanda.

  • Se você deseja conhecer novos pacientes, você precisa estar acessível do maior número possível de canais
  • Se você deseja ser escolhido por novos pacientes, precisa responder às perguntas de maneira autorizada e confiável.
  • Se você deseja reter seus pacientes, precisa provar que é um especialista que se interessa pela experiência deles

Parece muito trabalho e, na verdade, é para quem começa do zero. Felizmente para você, através do seu Perfil Doctoralia (e nossa parceria com o Google, criando o Google Meu Negócio), seus pacientes estarão a uma pesquisa de distância de você.

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1. Conhecer novos pacientes

Você quer comprar um carro novo. Você digita "concessionária [sua cidade]" no Google e clica no primeiro resultado. Você clica na imagem do carro que você gosta. A página abre mas não há detalhes sobre o motor, os interiores, o preço. O que você faz? Você sai mais do site, volta à página de resultados e clica nos resultados nº 2.


O que isso nos mostra:


1) Estar no topo da lista não significa, necessariamente, ter sucesso. Em 2020, os usuários são cautelosos quanto às ofertas que veem e buscam por uma experiência completa, não simplesmente optando pelo menor custo de um produto ou serviço.
Visibilidade por si só não é o suficiente: pacientes escolhem profissionais que podem oferecê-los uma experiência completa e dentro das expectativas

2) Não desperdice o tempo do paciente pois pode custar caro. Com o auxílio da internet, o mercado é cada vez mais competitivo. Se você não agradar o paciente a primeira vista, a chance de você se provar para ele novamente pode ser muito baixa.
Conceda a eles todas as informações necessárias para que no primeiro contato com você os pacientes já tomem a decisão de agendar uma consulta.


Choosed Doctor


Para que este primeiro contato seja um sucesso, é fundamental ter em mente que alguns pontos são essenciais para que o paciente seja retido em seu perfil Doctoralia:


📷 Foto de Perfil: da mesma forma que você preza por uma imagem clara e nítida de restaurantes e hotéis que você visita, o paciente também quer ter bem clara a imagem de quem ele tomará uma consulta. Demonstre simpatia e receptividade em sua foto de perfil.


✏️ Sobre você: esta nada mais é que uma carta de apresentação. Você tem a chance de se auto-descrever e qualificar-se. Detalhe aos pacientes quais são os motivos que te tornam o profissional mais apto para atendê-lo. Para isso, lembre-se que o equilíbrio é tudo: texto muito curto pode não transmitir quem você realmente é e texto muito longo pode afastar o paciente de você. 


💊 Serviços e Doenças: aqui é o momento de você demonstrar qual tipo de especialidade você se destaca e direciona o nicho do qual você deseja atender. Pacientes não sabem sobre a doença e querem buscar a avaliação de um verdadeiro profissional. Não hesite em adicionar tudo o que você atende com primor e conhecimento.


💰 Preços e Métodos de pagamentos: dentro de seu perfil o paciente poderá verificar qual o valor do serviço que ele deseja receber. Isto facilita na jornada que ele tem para o agendamento prático e rápido. Divulgue, também, todos os métodos de pagamentos aceitos em seu consultório pois é um critério muito utilizado como filtro de profissionais listados na Doctoralia.

2. Seja escolhido pelos Pacientes

Até agora, tudo parece técnico: aparentemente, basta preencher algumas informações para trazer sua prática para a web. Um perfil é praticamente um cartão de visita online.

Como você pode alavancar o destaque se o seu perfil se parece com qualquer outro? Para destacar os concorrentes, você precisa adotar os conceitos de atualização e multicanal.

 

🔄 Atualização

O poder da Internet é responder a todos os tipos de perguntas em segundos: isso é crucial para pessoas que têm vidas corridas e com tempo limitado para resolver problemas. Os usuários querem tudo na palma da mão e sem rodeios. 

Qual é a coisa mais desagradável que você pode fazer com um paciente que acabou de marcar uma visita? Ligue para ele para reagendar.

Para conquistar novos pacientes, você precisa manter sua Agenda on-line atualizada (evitando a remarcação e os cancelamentos) e responder rapidamente às mensagens privadas ou chamadas telefônicas.

Mais uma vez, responder repetidamente às mesmas perguntas é uma enorme perda de tempo (a maioria nem sequer está relacionada ao serviço que você presta, mas diz respeito ao endereço do consultório, horário de trabalho etc.).

 

🔀 Multicanais

Coloque-se no lugar do usuário por um tempo, pense em sua própria experiência com a Internet.

Quando você tem tempo para procurar um serviço ou produto online?

Isso acontece com os pacientes que encontraram seu perfil online: a maioria deles não poderá ligar para você durante o horário de trabalho. É por isso que você precisa permitir que eles marquem uma consulta a qualquer momento, mantendo sua Agenda online atualizada.

Claro, você pode usar um email como método de contato, coletar solicitações a qualquer momento dos dias e processá-las durante o horário comercial. Mas quanto tempo você gastaria para responder a todos esses e-mails? Os e-mails não são soluções eficientes em termos de tempo para gerenciar reservas.

Infelizmente, nem todos os usuários que olharem para sua Agenda on-line atualizada farão uma visita. Portanto, se você deseja aumentar as chances de receber reservas, precisa aumentar a quantidade de visitantes da sua Agenda, tornando-a acessível a partir de várias plataformas. Você pode vincular sua Agenda aos perfis de mídia social, ao seu site ou ao Google Meu Negócio. Você pode até adicioná-lo à sua assinatura de email.

Pense grande: sempre que houver um cliente em potencial, deve haver um link para sua Agenda on-line!

Multichannel

 

3. Retenha seus pacientes

Vamos ser sinceros: não é como se você tivesse tempo de ligar para cada um de seus pacientes existentes apenas para dizer olá. No entanto, a retenção é fundamental para a sua prática de crescimento a longo prazo.

Quando se trata de saúde, não há nada tão poderoso quanto um conselho de um conhecido. Se possível, as pessoas preferem marcar uma consulta com um especialista que tratou um amigo ou familiar, porque sente que há uma chance maior de obter um resultado positivo.

Mas há vezes que as opiniões de desconhecidos são tão importantes do que de pessoas do seu convívio, uma vez que a chance da avaliação ser mais imparcial, portanto, fidedigna.

Independentemente da opinião de alguém que você conhece ou que tenha sido escrito on-line por um estranho, se a opinião restante for positiva, as chances de receber uma reserva são muito maiores do que se você não tiver uma reserva. É por isso que, como especialista on-line, você precisa cuidar bem dos pacientes existentes, antes, durante e após a visita. Eles são seus anunciantes principais!


Usando as Campanhas Doctoralia, você pode enviar um e-mail de texto simples ou uma mensagem SMS para toda a sua base de pacientes, ou apenas para uma parte dela, em poucos minutos. Uma ação inteligente e não demorada que você pode executar várias vezes ao longo do ano para fazer com que os pacientes existentes sintam que você pensa e se importa com eles.

Obviamente, manter seu ponto de contato atualizado (perfil Doctoralia, mídia social, site, Google Meu Negócio) é igualmente importante: foi necessário um grande esforço para atrair e conquistar cada paciente que você possui, não o desperdice o caminho!

Retain Customers

 

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